A Segurança Patrimonial é um dos pilares de qualquer organização e deve ser tratada com seriedade. Muito mais que o patrimônio físico, ela cuida de diversos ativos sensíveis para a empresa e que podem gerar consequências gravíssimas se atacados. Por isso, deve ser planejada sempre de forma abrangente e coordenada.
Se você é um profissional responsável pela segurança patrimonial, consultor na área ou mesmo proprietário de uma empresa, provavelmente já sentiu na pele o grande desafio que é manter sua organização em um local seguro.
Muitas vezes os problemas a serem resolvidos são tantos que nos sentimos paralisados sem saber por onde começar ou quais medidas serão mais eficientes. E pior ainda: sempre temos que lidar com os limites do orçamento.
Se proteger de todas as ameaças parece uma tarefa ainda mais difícil quando os recursos financeiros são escassos.
Uma análise de risco bem feita e condizente com a realidade enfrentada é o pilar para uma Segurança Patrimonial eficiente. Todas as suas ações e resultados dependerão dela.
Nem sempre a solução mais cara é a melhor: o planejamento da segurança deve ser feito de forma integrada e criativa, abordando diversas possibilidades de ação que não necessariamente são as mais onerosas.
Utilize métodos já consagrados nos estudos de segurança para justificar o investimento em determinada medida.
E não se esqueça de utilizar a tecnologia com sua aliada. Hoje não há como fazer segurança sem ela!
Mantenha um processo de reavaliação e otimização de sua operação constante. Lembre-se que o cenário irá sempre se alterar e você deve se adaptar a ele.
Se você se interessa pelo assunto, parabéns! Você faz parte de uma minoria que entende não só a importância da Segurança Patrimonial, mas também a necessidade de adotar uma postura preventiva e não reativa.
Quer aprender a aplicar esse passo a passo em sua organização e garantir que suas atividades, valores e pessoas trabalhando nela estejam a salvo?
0 comentários