O que é Monitoramento com Vídeo Analítico

Seria ótimo se seu sistema de CFTV assistisse por você tudo que acontece e te informasse somente quando algo está fora do normal, não é mesmo? Pois bem, é isso que o monitoramento com vídeo analítico faz. A tecnologia de vídeo análise é o que torna isso possível. Ela é uma solução de inteligência artificial e visão computacional, ou seja, que cria máquinas inteligentes e as ensina a enxergar.

De forma resumida, em um sistema de CFTV convencional temos várias câmeras cobrindo áreas estratégicas do perímetro, um gerenciador de vídeos e um ou mais operadores na central de CFTV.

A grande diferença do modelo convencional para o modelo analítico está em quem vai assistir a todo esse material gravado. A vídeo análise possibilita as câmeras, que antes só filmavam, a identificarem e reconhecerem o que estão gravando.

Pessoas, objetos, palavras, formatos: é possível detectar uma infinidade de elementos de forma completamente automática. Ao invés de monitorar uma quantidade enorme de imagens, os operadores passam a monitorar somente eventos relevantes.

monitoramento de eventos

Câmeras inteligentes que enxergam: é assim que a vídeo análise vem causando uma verdadeira revolução no setor de segurança ao redor do mundo e tem ganhado cada vez mais mercado aqui no Brasil.

Mesmo assim, é comum conversarmos com profissionais de segurança que ainda têm dúvidas sobre as aplicações possíveis desta tecnologia no dia a dia. Por isso separamos as 5 aplicações mais recorrentes do vídeo analítico para a segurança patrimonial baseadas em projetos de segurança reais.

1. Vigilância de Áreas Restritas

Áreas restritas normalmente são de acesso exclusivo de pessoal autorizado e possuem um fluxo menor de pessoas e/ou automóveis.

Antenas de comunicação são um bom exemplo. Muitas vezes são instaladas fora do perímetro urbano a quilômetros da equipe de segurança mais próxima. Dessa forma, alarmes falsos gerados por sensores de movimento – detecção de um animal, por exemplo – podem acarretar o deslocamento desnecessário da equipe tática até o local.

Também é comum que as visitas técnicas sejam feitas de forma esporádica, podendo levar até semanas para que uma intrusão ou furto seja identificado. Utilizando o vídeo analítico, os falsos positivos por detecção de movimento já são eliminados.

 

Deteccao video analitico

 

Além disso, como essa tecnologia gera todos os alarmes com base nas imagens de vídeo, não há mais necessidade de procurar no material gravado o que disparou o alarme de movimento. Ao ser detectada uma pessoa, por exemplo, a imagem do ocorrido já é disponibilizada automaticamente, tornando o processo de verificação mais rápido e fácil.

2. Vigilância de Áreas com Horário de Funcionamento Restrito

Outra aplicação muito comum é o monitoramento de locais fora do horário de funcionamento. Estabelecimentos comerciais e depósitos que não funcionam durante o período noturno, por exemplo, podem utilizar o sistema CFTV com analítico para identificar pessoas que entrem no local somente durante este período.

Neste caso, a tecnologia de vídeo análise pode tanto substituir um operador de CFTV, como pode potencializar seu trabalho, possibilitando que o mesmo profissional seja capaz de monitorar uma área muito maior de forma efetiva.

3. Monitoramento de perímetro

Hoje são muitas as opções para aumentar a segurança em muros e cercas. Normalmente, essas soluções são divididas em duas:

DIFICULTANTES: São opções que buscam obstruir o acesso do infrator, como cerca elétricas e concertinas. São bastante populares e utilizam um baixo nível de tecnologia.

DE DETECÇÃO: São opções que detectam a intrusão, como sensores de barreira e o próprio vídeo analítico. São utilizados em projetos de segurança mais avançados e têm um nível alto de tecnologia envolvida.

 

Dispositivos dificultantes e de detecção podem ser combinados em um mesmo projeto. Quando lidamos com esquemas de segurança que já estão ou querem chegar ao nível de detecção, percebemos através da experiência de nossos clientes duas grandes vantagens em escolher o CFTV com vídeo analítico ao invés de sensores de movimento:

Sensores de barreira funcionam através da detecção de movimento, por isso a assertividade do sistema pode não ser tão alta. Não é raro alarmes de movimento serem acionados por animais domésticos e de rua, ou outras situações não perigosas. Com o tempo, a credibilidade no alarme diminui e o risco de uma real intrusão não ser devidamente checada aumenta. Com a vídeo análise, somente são detectadas pessoas que passam pelo perímetro, tornando o sistema mais preciso.

A segunda vantagem é que ao utilizar câmeras no monitoramento do perímetro, o usuário terá todo o ocorrido registrado em imagens de forma automática, o que facilita a verificação.

 

Detecção vídeo analítico

 

4. Monitoramento de Comportamentos Suspeitos

Além de detectar pessoas e veículos, o vídeo analítico é capaz de monitorar comportamentos. É possível trackear cada pessoas detectada, ou seja, “acompanhá-la” enquanto estiver no local de análise da câmera. A partir disso podemos contar quanto tempo um indivíduo permanece no local e identificar um sujeito que esteja vagueando o perímetro antes mesmo da tentativas de intrusão.

Este recurso tem se mostrado muito útil em áreas rodeadas por espaço público de livre acesso, que tenham muros para a rua ou portas principais de estabelecimentos, por exemplo.

5. Controle de acesso restrito a pessoas ou veículos

Muitas empresas, como subestações de energia ou linhas ferroviárias, possuem áreas de acesso restrito para preservar a integridade física do indivíduo. Em locais com alto risco de acidente para pessoas não qualificadas, a companhia deve atuar de forma preventiva. Em alguns casos, pode até ser responsabilizada pelo incidente.

Já em condomínios e estacionamentos, é normal vermos entradas exclusivas para veículos. Pedestres transitando nesses locais pode significar um risco à segurança dessas pessoas ou mesmo uma intrusão.

Em ambas as situações, o uso do CFTV analítico facilita a verificação de irregularidades e auxilia na prevenção de incidentes, principalmente quando não há guarita no local ou ela se encontra longe do acesso em questão.

Aqui estão! Estas são as 5 formas de utilização de vídeo análise para a segurança mais recorrentes entre nossos clientes. Porém, é importante sempre lembrar que cada projeto de segurança é único e possui necessidades específicas. O que funciona para a maioria pode não ser a solução para a sua necessidade.

Se você quer usar monitoramento com vídeo analítico no seu CFTV mas ainda não tem certeza por onde começar, que tal conversar com um especialista? A SVA Tech é uma empresa especializada em vídeo analítico para segurança e oferece um diagnóstico gratuito do seu sistema de CFTV feito por um especialista. Basta solicitar aqui.